Descubra o que é tonalizante e recupere o brilho dos cabelos

Dar tom, eis exatamente o objetivo do tonalizante.
Mas afinal, o que é tonalizante? Na verdade, tonalizante é mais do que uma maquilagem capilar. Além de colorir, temporariamente, os cabelos sem agredi-los com agentes químicos agressivos, eles podem oferecer tratamentos que promovem mais brilho, maciez e flexibilidade aos fios.

Os tonalizantes são excelentes para revitalizar a cor dos cabelos, combatendo o desbotamento. Eles também tiram aquele aspecto pálido do cabelo, deixando-os com mais brilho e com tons mais vibrantes. Ainda funcionam como ótimos parceiros na briga com os indesejados cabelos brancos. Os tonalizantes ajudam a disfarçar a presença dos fios brancos.

Tonalizante pega em qualquer cabelo??

O tonalizante é indicado para qualquer tipo de cabelo. Porém, a coloração ficará mais bem definida em cabelos mais porosos.

Tem restrições quanto à idade??

Nenhuma. Mulheres de qualquer idade podem usar os tonalizantes. Ou seja, você pode aplicá-lo em todas as suas clientes.

Posso aplicar tonalizante em clientes que têm luzes nos cabelos??

O uso do tonalizante em cabelos com químicas é muito propício porque além de não agredir mais os fios, eles são excelentes para revitalizar a cor dos cabelos, combatendo o desbotamento e aquele aspecto pálido do cabelo.

Como usar o tonalizante??

Com o uso de luvas, aplique a máscara tonalizante sobre os cabelos limpos e úmidos, espalhando bem.  Deixe agindo por cerca de 40 minutos com o cabelo todo enluvado. Depois, é só enxaguar.

É possível clarear o cabelo com tonalizante??

Não. Você deve lembrar o que é tonalizante e qual a sua principal função que, é dar brilho e realçar a cor dos cabelos, e não clareá-los. Para esta finalidade, é necessário o uso de um pó descolorante.

(UMA BREVE) HISTÓRIA DA COLORAÇÃO

A transformação do visual pelo cabelo é utilizada desde o século XII.
Antigamente, antes da coloração, o artifício encontrado para a mudança do visual era com a utilização de perucas. No Egito, era comum também a utilização de tinturas naturais para escurecer os fios.

As propriedades da coloração, que até hoje dominam o mercado, foram descobertas ainda em 1863. Pesquisas realizadas à época resultaram na criação das tinturas artificiais.

A partir daí, as indústrias de cosméticos foram desenvolvendo produtos e métodos para facilitar a coloração capilar. A primeira tintura permanente foi comercializada em 1907. Em 1931, foi lançado o shampoo tonalizante. E, em 1953, o creme tonalizante permanente. Já nos anos 80, começaram as alterações na composição dos produtos para prevenir as reações adversas nos fios de cabelo.

Até hoje as indústrias, em constante evolução, buscam maneiras de reduzir os impactos negativos causados pelos produtos capilares.

O QUE É COLORAÇÃO x O QUE É TONALIZANTE

o que é tonalizante

Quando pensam em mudar o visual, uma das primeiras alternativas que vêm à cabeça das suas clientes é a coloração dos cabelos. Para que não haja dúvidas sobre qual dos métodos é o mais indicado no momento da escolha. Você deve se lembrar o que é coloração e o que é tonalizante.

Embora tenham a mesma finalidade, a coloração e o tonalizante, provocam reações completamente diferentes nos cabelos.

A coloração tem uma ação mais agressiva, que retira a cor natural dos fios. A amônia contida em sua fórmula, abre as cutículas dos fios permitindo sua ação dentro da fibra capilar. É mais usual para pessoas que querem uma mudança mais radical.

E o que é tonalizante? É uma coloração superficial, que não agride seus cabelos. O Tonalizante se mostra uma opção mais prática e mais saudável para todos os tipos de cabelos, porque age dando proteção aos fios. Eles formam uma película de pigmentos sobre a cutícula, definindo temporariamente, uma nova cor aos cabelos.

REGRAS DE OURO

Entre os diversos profissionais especialistas, é consenso que quatro regras básicas, devem ser seguidas para a plena satisfação com um produto. Eles as chamam de “regras de ouro”:

  1. Com o propósito de reforçar a cor dos cabelos, o tom do tonalizante deve coincidir com o da última coloração. Se houver qualquer alteração, que seja para uma tonalidade mais clara, nunca para uma mais escura.
  2. Escolhendo uma tonalidade mais clara do que seu cabelo natural, com o intuito de se livrar dos fios brancos, você ficará com os cabelos em tom de dourado. Com um efeito parecido ao de aplicação de luzes.
  3. Os tonalizantes com tons marrons são os mais indicados para cabelos castanhos mechados, pois revela o efeito perolado nas mechas. Já os tonalizantes com tons entre o prata e o cinza são indicados para a eliminação do efeito amarelado nos loiros.
  4. Para quem não tem, ou não quer, a coloração nos cabelos, pode fazer uso de versões incolores de tonalizantes, hoje já disponíveis no mercado. Eles vão proporcionar mais brilho aos seus cabelos.

COMO TURBINAR O BRILHO

Uma dica para deixar suas clientes super satisfeitas com as madeixas muito mais brilhantes:

Para cada medida de tonalizante, adicione duas medidas de creme de hidratação branco. O modo de aplicação é o mesmo do Tonalizante puro.

Essa mistura vai turbinar o brilho dos cabelos opacos e sem vida.

COMO ESCOLHER ENTRE A TINTURA PERMANENTE E O TONALIZANTE?

A primeira decisão a ser tomada diz respeito há quanto tempo sua cliente pretende ficar com os cabelos coloridos. A tintura permanente tem longa duração. Você deve lembrar que o tonalizante age apenas temporariamente, e seu efeito vai diminuindo com as lavagens.

Outro ponto importante é que a tintura permanente provoca reações quando utilizada em cabelos com químicas, como relaxamento e escovas progressivas.  Já o tonalizante, por não ter ação agressiva, é inteiramente compatível com cabelos com químicas.

Vantagens de usar a tintura permanente:

  • Cores mais intensas e fortes, com garantia de cobrimento total, inclusive nos fios brancos
  • Longa duração

Desvantagens da tintura permanente:

  • Danifica os fios, pois é uma técnica muito agressiva
  • Deixa os cabelos ásperos e ressecados
  • Retoque na raiz entre 15 e 20 dias
  • Incompatível com cabelos com relaxamentos a base de hidóxidos.
  • Não indicado para cabelos ressecados
  • Se a cliente não gostar, deverá permanecer ao menos 7 dias com o tom

Vantagens de usar tonalizante:

  • Não agride os fios
  • Oferece tons mais suaves
  • Compatível com cabelos com química (relaxamentos e alisamentos)
  • Dá mais brilho por ser menos abrasivo
  • Não resseca os fios
  • Reaplicação imediata em caso de resultado insatisfatório
  • Livre de oxidantes e sem amônia na composição do produto

Desvantagens do tonalizante:

  • Curta duração
  • Menor Cobertura de fios brancos
  • Desbotamento com o número de lavagens

TONALIZANTES QUE VOCÊ PODE USAR

As máscaras tonalizantes Color Mask intensificam e revitalizam a cor dos cabelos, deixando-os tratados e coloridos sem a utilização de amônia.

É mais uma Linha de produtos com a qualidade Acttus, empresa que está há mais de 12 anos no mercado trabalhando com produtos inovadores e de excelente qualidade.

 

Cadastre seu email abaixo para receber gratuitamente nossas atualizações!

CONTEÚDO VIP

Coloque o seu email acima para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Obrigado! Enviamos um e-mail para você. Verifique sua caixa postal :)

Por favor informe um e-mail válido.

Valeria Baião faz parte da equipe de trabalho da Acttus Profissional e quer ajudar você com dicas importantes. Conheça melhor a missão da empresa aqui →

Recomendamos para você :)